Interesse ou dinheiro – critérios para a escolha da profissão.
“Não é o que sabemos. É o que fazemos com o que sabemos” (Flávio Augusto).
São as oportunidades que enxergamos para vender produtos ou serviços, a partir do nosso repertório de conhecimento. Não é o conhecimento em si, que vai nos levar para a geração da renda desejada, mas sim, o que podemos solucionar com ele.
Existem médicos, advogados, engenheiros, em estado emocional miserável e condições financeiras difíceis.
Existem músicos, desenhistas, pintores e outros, cuja profissão que exercem “não dá dinheiro”, que estão financeira e emocionalmente muito bem.
Não é a profissão em si, que nos leva para a pobreza ou riqueza.
Enquanto uns vão escolher uma profissão somente pelo dinheiro, outros, no mesmo ramo, vão escolher por paixão. Quem será melhor?
A sociedade, tem sim o seu sistema de valores, e por isso colocam algumas profissões acima e abaixo umas das outras. Mas o que nos leva para a pobreza ou riqueza, é a nossa mentalidade interna – já dizia o milionário Napoleon Hill.
Um músico que se considera fadado a ser pobre no seu consciente ou inconsciente, será. Ele provalmente não irá perceber e nem criar oportunidades promissoras e irá confirmar que ” música não dá dinheiro”.
Escolher uma profissão onde o critério é o dinheiro em primeiro lugar, pode ser uma grande cilada.
O que é relevante, é descobrir os interesses presentes naquele momento da vida de quem está procurando um curso, uma profissão. As pessoas vão pagar o profissional que tem soluções para entregar. Quais soluções queremos entregar para o mundo?
Sim, o dinheiro precisa entrar na reflexão. Pensar de que formas o mercado HOJE, paga quem tem determinado conhecimento, é essencial, mas temos que saber que esse mercado pode e vai mudar bruscamente em um, dois, cinco, dez anos.
Por isso, se o combustível para estudar for o interesse genuíno pelo tema, será mais natural, leve, prazerosa a busca por soluções relacionadas a ele.
Existem outros critérios que temos que considerar ao escolher uma profissão, por enquanto ficamos com esses dois, que são os mais polêmicos.:)
Conheça o curso online de Coaching vocacional. Envie uma mensagem para contato@grazielabergamini.com.br